Fim da Escala 6×1 | Sindiservita apoia a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais

Fim da Escala 6×1 | Sindiservita apoia a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais

Ouça a matéria!

 

Nos últimos dias, um importante debate sobre a escala de trabalho 6×1, comum no serviço público, ganhou força. Nessa escala, o trabalhador labora seis dias na semana e folga apenas um. A luta ganhou ainda mais força com a proposição de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pela deputada federal Erika Hilton (PSOL). A PEC propõe limitar a jornada de trabalho para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias.

O Sindiservita é totalmente solidário à causa do fim da escala 6×1, que prejudica milhares de Servidores, privando-os de descanso adequado e do convívio familiar e social. Nossa categoria já conquistou, através da luta e da organização, uma jornada de trabalho diferenciada em alguns cargos. Conquista esta que foi duramente atacada em governos anteriores, mas que resistimos graças à nossa força e unidade.

ENTENDA A ESCOLA 6X1

Na escala 6×1, o Servidor trabalha seis dias na semana e folga apenas um. Para que se respeite a jornada constitucional de trabalho de 44 horas semanais, os trabalhadores submetidos à escala 6×1 cumprem jornadas de 7h20min por dia ou 8h diárias, com alguns dias mais curtos para “compensar”. Além de contar com apenas um dia para descanso, outra reclamação é que a folga semanal muitas vezes não coincide com o domingo, dificultando o convívio familiar.

De acordo com o portal UOL, a discussão sobre a redução da jornada máxima de trabalho – atualmente fixada em 44 horas semanais – é antiga e se arrasta desde a Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Naquela época, discutia-se limitar a jornada para 40 horas semanais, mas a proposta foi derrotada.

Em 2015, o senador Paulo Paim (PT) apresentou uma PEC para redução gradual da jornada para 36 horas. No ano passado, o senador Weverton Rocha (PDT) propôs uma PEC que permite, por meio de convenções coletivas, reduzir a carga horária de qualquer categoria para 30 horas semanais, possibilitando a adoção da jornada de 4 dias.

LUTA

A redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, é uma luta que unifica a classe trabalhadora. A jornada de quatro dias semanais foi testada com sucesso em vários países, resultando em melhor qualidade de vida e maior produtividade. É necessário esclarecer que os mesmos políticos que hoje dizem que reduzir a jornada vai quebrar o país são os que no passado diziam que o 13º salário seria um desastre. Continuamos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *