Julho Verde/Amarelo | Apoiamos o combate às hepatites virais e o câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde/Amarelo | Apoiamos o combate às hepatites virais e o câncer de cabeça e pescoço

O início do segundo semestre de 2022 nos apresenta mais uma importante campanha de saúde. A iniciativa lembra a todos sobre o quão importante é se cuidar. Este mês temos não somente uma, mas sim duas ações. Julho é marcado pelas cores verde e amarelo e nos trazem duas mensagens:

💚 Verde – prevenção do câncer de cabeça e pescoço;
💛 Amarelo – prevenção e controle das hepatites virais.

As campanhas são um meio de lembrar e alertar a todos, não somente uma vez ao ano, mas sim todos os dias, sobre as medidas de prevenção e os riscos acerca de doenças, cânceres, distúrbios entre outras questões de saúde do corpo e da mente. Muitos problemas como esses podem ser combatidos e evitados se houver uma disseminação de informação. O Sindicato abraça o papel de incentivar a população aos cuidados e as medidas preventivas.

➡️ HEPATITES

As hepatites são inflamações e infecções na região do fígado, ocasionadas a partir de vírus, bactérias ou produtos tóxicos, como álcool, medicamentos e algumas plantas. As mais comuns são hepatites A, B, C, D e E. Elas podem acarretar em insuficiência hepáticas e deste modo comprometem as funções do fígado.

➡️ CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

A campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, com o foco em alertar e conscientizar as pessoas sobre os sinais da doença. Dentro desse tópico, diferentes temas são abordados, como o câncer de pele, boca e garganta, pontos pouco falados, mas que merecem toda atenção. No Brasil, a grande maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço está associada ao tabagismo e ao alcoolismo, mas em países desenvolvidos como os Estados Unidos e os do norte da Europa, o maior fator é o HPV (vírus agente de infecções na pele e mucosas).

Sobre ambos os casos há um ponto em comum: a prevenção. É sempre importante ficar atento aos sinais e fazer exames de rotina. Isso auxilia no diagnóstico precoce, facilita o combate e a cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *